
Nutrição

POR QUE CONSULTAR A NUTRICIONISTA PARA CONTROLE DE DOR?
Dietas com quantidades adequadas de nutrientes antioxidantes e capazes de modular o sistema imunológico, associadas a redução no consumo dos alimentos com propriedades inflamatórias, são fortes aliadas para o controle da dor crônica.
A Nutricionista é a profissional integrante da equipe multidisciplinar que irá avaliar o aspecto do impacto alimentar na qualidade de vida de pacientes com dor crônica ou oncológica, complementando o atendimento médico.
CLÍNICA DA DOR
O ato de se alimentar, além de ser uma necessidade humana, proporciona benefícios a saúde, incluindo a prevenção e o tratamento de doenças e dor.
A nutrição adequada é aquela que garante o equilíbrio do organismo, através do consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, com reduzidos teores de gorduras e açúcares.
O excesso de consumo dos alimentos industrializados, com corantes artificiais e gorduras, associado ao sedentarismo, podem trazer problemas a saúde e predispor ao desenvolvimento de doenças crônicas, como por exemplo diabetes.
O desequilíbrio nutricional, pode levar as disfunções no sistema imunológico (o sistema de defesa do organismo) e alterações no funcionamento intestinal. É importante reduzir o consumo de alimentos considerados inflamatórios, identificar alergias e intolerâncias alimentares e alterações no funcionamento intestinal, estas medidas irão promover a melhor absorção e utilização dos nutrientes.
A oferta de uma alimentação equilibrada, auxilia no processo de digestão e absorção, fortalece o sistema imunológico, promove manejo de intolerâncias alimentares, melhora o processo de cicatrização de feridas, auxilia em casos de desordens de ansiedade, melhora a qualidade de vida, além de auxiliar no controle da dor.
A presença da dor pode interferir no consumo alimentar, reduzir a ingestão, predispor a perda de peso e monotonia na escolha dos alimentos. A avaliação nutricional individualizada, identifica as carências e/ou deficiências alimentares, para então estabelecer um planejamento nutricional. A nutrição atua com orientações, através de nutrientes específicos, que irão funcionar como um potente auxiliar no controle da dor e de outros sintomas. Portanto, torna-se indispensável avaliar hábitos, costumes e preferências individualmente.